Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

JOÃO CASTELO INAUGURA AVENIDA SANTOS DUMONT E PROMETE MAIS OBRAS

Em meio a uma multidão, o Prefeito de São Luís, João Castelo, inaugurou a nova Avenida Santos Dumont. Iniciada e abandonada no governo passado, a avenidade era um verdadeiro tormento para motoristas e moradores, como mostram as fotos abaixo.


Tão logo assumiu a Prefeitura, Castelo resolveu priorizar a reconstrução da avenida, como parte da operação São Luís trafegável. A obra ganhou um ritmo acelerado depois que a Caema concluiu a recuperação de toda a rede de esgoto, um dos principais problemas da área. Falta apenas implantar metade na nova rede de esgoto, pois a obra foi paralisada por conta do rompimento do contrato com o Consórcio Targivest. Essa é uma obra do PAC, gerida pela Caema, sendo que uma nova licitação está em andamento para que a obra seja concluída. Foi implantada também uma rede de galeria de água pluvial para evitar alagamentos que comprometiam o asfalto.


Como morador da região do São Cristóvão, compareci à inauguração da nova Avenida Santos Dumont. Falando a centenas de moradores o prefeito João Castelo disse que se sentia feliz em conseguir dar um basta ao lamançal, à buraqueira e ao esgoto que tomavam conta daquela avenida. Além da Santos Dumont, foram asfaltadas também ruas dos conjuntos residenciais localizados nas proximidades da avenida. A obra já é apontada como uma das mais importantes da administração municipal.

Castelo anunciou que nos próximos dias pretende inaugurar o prolongamento da Av. Lourenço Vieira da Silva, do retorno do Mix Mateus à Av. Santos Dumont, o que vai contribuir para diminuir os engarrafamentos na Av. Guajajaras.

Pontos Negativos

Apesar de contar com um asfalto de boa qualidade, capaz de suportar o pesado tráfego de veículos, a Santos Dumond apresenta alguns pontos negativos. O primeiro deles é a falta de canteiro central que pode dificultar a travessia de pedestres e provocar acidentes graves. O estreitamento de calçadas e a falta delas em alguns trechos é outro problema reclamado por moradores que costumam fazer caminhadas na avenida. Nas faixas de pedestres foram implantados apenas redutores de velocidade, os conhecidos pardais que fotografam carros que ultrapassarem o limite de velocidade. Moradores reivindicam a instalação de semáforos nesses pontos de travessia de pedestres. Por último, notei a ausência de ciclovia o que pode ocasionar acidentes com ciclistas. A Prefeitura, no entanto, sabedora dessas deficiências na nova avenida, promete redobrar a fiscalização no sentido de evitar acidentes.

Obras na Santa Clara

Conversei com o secretário de Comunicação, jornalista Edwin Jinks, sobre o estado de abandono em que se encontra o bairro Santa Clara, onde moradores prometem fazer manifestação contra o descaso da Prefeitura. O cenário é de terra arrasada, com a buraqueira e o lamaçal tomando conta das principais ruas do bairro. Edwin assegurou que a Prefeitura já definiu um cronograma de obras para os diversos bairros da capital e, tão logo sejam concluídos os trabalhos da operação São Luís Trafegável na área da Cidade Operária, as equipes serão deslocadas para a Santa Clara e bairros adjacentes. Uma comissão de moradores já foi recebida pelo Secretário de Serviços Urbanos e tomaram conhecimento do cronograma de obras para aquela região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário