Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

NEGLIGÊNCIA E ERRO MÉDICO NO SOCORRÃO: Mulher que morreu vítima de meningite foi tratada como louca


Elenice Serra Costa, 27 anos, morreu às 17h30 da última segunda-feira, no Hospital Socorrão II, vítima de meningite, depois de ter sido tratada como louca, na primeira vez em que foi levada àquela unidade de saúde da Prefeitura de São Luís.
Elenice Serra, vítima de negligência médica

A denúncia foi feita na noite de ontem, no programa “Comando da noite”, da Rádio Capital AM, pelo tio da vítima Anselmo Bruno Mendes. Na manhã desta quarta-feira, ele apresentou os documentos que comprovam que sua sobrinha foi vítima de negligência e erro médico.

Ele conta que Elenice começou a sentir fortes dores de cabeça na noite de segunda-feira da semana passada, 17. Imediatamente foi levada ao Hospital Socorrão II. “Ao chegar naquela unidade de saúde, ela foi atendida pela médica Maria José Pinho. Ela somente olhou nos olhos da minha sobrinha, levantando as pálpebras, além de perceber que a jovem se debatia muito, como se estivesse em convulsão. Sem mandar fazer nenhum exame, a médica simplesmente resolveu encaminhar a Elenice para uma clínica psiquiátrica. Ela nunca teve problemas mentais. Foi um ato de irresponsabilidade”, desabafa Anselmo.
Elenice e o filho Bruno, de 7 anos
Encaminhamento para Hospita Psiquiátrico
Ao encaminhar Elenice a um psiquiatra, a médica Maria José Pinho, clínica geral, CRM 1599, escreveu o seguinte: “Do: Socorrão II. Para: Hospital Psiquiátrico. Paciente agitada, agressiva. Parecer e conduta”. A família não se conforma com o diagnóstico precipitado da médica, sem que a paciente tenha passado por qualquer exame clínico.
Certidão de Óbito confirma causa mortis por meningite
Como a família tinha a certeza de que não se tratava de problema psiquiátrico, resolveu voltar com Elenice para sua residência localizada na Rua 07, 730B, Vila Sarney Filho I, em São José de Ribamar. Como o quadro piorou, Elenice foi levada novamente ao Socorrão II na quarta-feira, 19. Atendida por outro médico, logo ficou constatada a gravidade do problema e diagnosticado um quadro de meningite avançada, ficando na UTI, respirando com a ajuda de aparelhos. “Quando a médica olhou minha sobrinha sendo levada de volta ao hospital, disse: essa mulher já está de volta novamente”, disse Anselmo.
Registro de ocorrência na Delegacia do Maiobão
Sem resistir à gravidade da doença, Elenice morreu na última segunda-feira, 24, às 17h30. No atestado de óbito, a causa mortis foi parada cardiorespiratória, falência de múltiplos órgãos e sistemas, sepse, meningite.
Página de Elenice no facebook
Inconformado com esse descaso da médica Maria José Pinho, o pai de Elenice, Rouzevelt Mendes Costa, 63, registrou ocorrência na Delegacia do Maiobão e já constituiu advogado para mover ações contra o poder público municipal e contra a médica, além de representar contra a mesma junto ao Conselho Regional  de Medicina. Vamos continuar acompanhando o caso.

O tio de Elenice, Anselmo Mendes, mostra certidão de óbito
Só para registrar, Elenice era uma das amigas deste blogueiro no facebook. Uma de suas últimas mensagens postadas, do último dia 16, foi a seguinte: "NUNCA deixe de AMAR por medo ou vergonha, pois o verdadeiro AMOR não admite preconceitos.faça de sua VIDA um sonho, pois vale a pena SONHAR....”. Um sonho interrompido por negligência e erro médico. Lamentável!


Confira a entrevista concedida por Anselmo Mendes ao programa "Comando da Noite", da Rádio Capital AM.

3 comentários:

  1. Issso é um absurdo, gentee ! Atée qndo vamos viver a mercê dessas ppessoas ? Se nãoo "cuida", se não quer, não sabe, nãoo faz aréa de saúdee ! Procura outra coisa ! As pessoas demoram a entender q pra ser um profissional de saúde, tem q ter o dom... o amor para com o próximo, é o essencial ! É lamentável !

    ResponderExcluir
  2. Ola amigos, passei por isso, e estou vencendo a luta contra a máfia branca, não é fácil.
    um abraço a todos
    wilson barbosa do Rio de Janeiro
    veja o que aconteceu no meu blog e divulguem
    http://ratosdebranco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. vejam o meu blog
    http://ratosdebranco.blogspot.com/

    ResponderExcluir