Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Secretários de Castelo não comparecem à sessão na Câmara e trabalhadores da Multicooper ficam sem explicações sobre o não pagamento de salários

Rose Sales cobra explicações de secretários

Por iniciativa da vereadora Rose Sales, os secretários de Educação e da Fazenda da Prefeitura de São Luís deveriam tem comparecido na Câmara Municipal, nesta terça-feira (27), com o objetivo de explicar o porquê do não pagamento de salários aos trabalhadores da Cooperativa Multicooper. O último pagamento, feito em outubro/2012, foi referente ao mês de abril/2012.

De acordo com a vereadora Rose Castro, os secretários iriam prestar esclarecimentos sobre o motivo do não cumprimento do pagamento pendente referente ao contrato de prestação de serviços com a Multicooper, uma vez que a Cooperativa necessita desse pagamento para enfim indenizar cerca de 1.400 trabalhadores que desde 2009 convivem com a instabilidade de seus pagamentos laborais.

A maioria ainda está trabalhando em regime de voluntariado principalmente nas escolas municipais, sendo que o último pagamento salarial recebido foi referente ao mês de abril/12 pago em outubro de 2012.

Outro ponto a ser explicado é o real motivo da contratação por dispensa de licitação da Empresa Result Gestão e Consultoria LTDA-ME.

-- Declararam que o possível reaproveitamento dos cooperativados aconteceria após findar o processo de licitação. Depois nos informaram que havia três empresas vencedoras para diferentes prestações de serviço. Na convocatória quero saber, ainda, qual a verdadeira finalidade da Result, uma vez que no Contrato de Prestação de Serviços consta contratada para um determinado serviço e na Nota de Empenho consta outro elemento de despesa -- diz a vereadora.

Ela acrescenta que os trabalhadores não receberam nenhum pagamento retroativo. A empresa só começou a operar no final de agosto e no final de outubro já dispensou os poucos trabalhadores chamados, estando todos sem pagamentos e como voluntários.

Outro ponto a ser explicado pelos dois secretários municipais é a razão de os trabalhadores não terem sido reaproveitados pela SEMED, dentro das reais possibilidades de gestão, conforme acordado com a Câmara e com os próprios prejudicados com esse descaso.

-- Infelizmente, mais uma vez esta gestão municipal, que ora passa, e seus gestores convocados desrespeitaram os trabalhadores, a Câmara e o povo em geral, não comparecendo para dar as devidas explicações. Solicitei da Presidência da Casa que formalize o não cumprimento da convocatória e que estes sejam enquadrados em crime de responsabilidade no que prediz a Lei Orgânica – acrescenta a vereadora Rose Sales.

Os secretários da Educação e da Fazenda têm uma nova oportunidade para prestar explicações aos trabalhadores da Multicooper. Será na segunda-feira, às 11h30, no plenário da Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário