Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 14 de março de 2013

Descaso na saúde do RJ: Médicos demoram a fazer um parto, recém-nascido ingere líquido e morre na UTI

A alegria de Janif Costa no chá de bebê
A leitora do blog, Lenna Casas Novas, residente no Rio de Janeiro, repassa um e-mail onde sua amiga Camila Bravin manifesta-se indignada com mais um descaso na saúde pública do município. Segundo Camila, a amiga Janif, de 35 anos, grávida de nove meses, deu entrada na maternidade municipal Maria Amélia Buarque de Holanda, inaugurada no ano passado, na última segunda-feira, dia 11, por volta das 9h.

“O parto seria normal, mas ela não rompeu a bolsa. A maternidade a deixou quase dois dias em trabalho de parto, aplicando remédio, forçando para que o parto fosse normal. A bolsa estourou e ainda assim a deixaram quase doze horas aguardando para que ela tivesse dilatação. O neném nasceu com complicações, pois, bebeu agua do parto e foi direto para a UTI”, relata Camila.

Devido a toda essa negligência, hoje a jovem acordou a notícia que a bebê não resistiu. “Precisamos apurar que tipo de maternidade é esta que faz isto com uma pessoa. Como que ela vai sair de lá agora sem a filha nos braços? Ninguém no hospital a responde com clareza. Ela já se encontra abalada psicologicamente. Precisamos colocar a boca no trombone para que a justiça seja feita. Contamos com a ajuda de vocês, para denunciarmos”, finaliza Camila Bravin.

Meu comentário:

Com certeza, não é a primeira vez que recém-nascidos perdem a vida por negligência e imperícia médica. Em casos como esse, em que a parturiente, no momento do parto, não tem dilatação suficiente que permita um parto normal, qual o procedimento? Partir para uma cesariana. Isso, qualquer leigo sabe! Por quê não procederam dessa forma? Somente uma apuração rigorosa vai revelar. Foi imperícia? A equipe não estava devidamente preparada para fazer uma cesariana? A paciente não teria condições de suportar esse tipo de procedimento? São questionamentos a ser feitos por quem vai apurar mais esse descaso.

Em um momento como esse vale, ainda, perguntar sobre a qualidade dos profissionais da área de saúde que estão chegando ao mercado de trabalho. A proliferação de cursos de medicina – alguns com qualidade duvidosa – tem colocado muitos profissionais inexperientes no mercado. Não sei se é o caso dos profissionais que atuaram no parto.

Meus sentimentos à Janif Costa (https://www.facebook.com/janif.costa) neste momento de dor. Que os responsáveis por essa dor respondam por seus atos para que outras mães não passem pelo mesmo drama.

14 comentários:

  1. Detalhe ... Todos sabem que as chances de uma mulher ficar gravida se complica depois dos 35 anos.
    Era a primeira filha da Janif... Ela estava muito feliz !
    Um absurdo não terem encaminhado ela para uma cesária!!!

    ResponderExcluir
  2. Chega de impunidade,queremos justiça.

    ResponderExcluir
  3. Eu trabalhei com a Janif por uns 2 anos mais ou menos, ela doce, calma, educada, muito gente fina. Queria saber o nome do hospital, o nome do médico e vamos correr atrás disso, não tem capacidade para estar trabalhando.

    ResponderExcluir
  4. Gilberto Lima, agradeço a sua atitude em divulgar essa trágica negligencia medica. Atitude que faltou no momento da decisão. Momento que perdemos uma vida. Momento não vivido, esquecido, perdido e encerrado. Nesse momento eu desejo muito conforto aos pais e muita luz para essa criança. Não estamos no momento exato para descobrirmos e julgarmos quem é o culpado.
    A Janif trabalhou comigo na Concessionária Toyota sempre foi uma pessoa pontual, comprometida, companheira e principalmente sempre disposta a aprender. O Felipe da mesma forma. Digo como colega e que se transformaram em amigos é um casal DO BEM!
    Peço que continue atento a esse caso. Estou à disposição para dizer um #BASTA NEGLIGENCIA MEDICA. Não aguento mais ouvir e cada vez mais acontecendo com pessoas próximas, ou seja, esta ocorrendo muitos casos. Sou adepto a um Basta. Quando será esse momento? Eu inicio dizendo esse momento pode chegar quando incluirmos na Grade Escolar a matéria AMOR. Como falta amor.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Que absurdo,gente pq as pessoas sao tao negligentes,sao profissionais que fizeram juramento.Esse pais tem impunidade demais e quase ninguem paga.Precisa ser feito alguma coisa!

    ResponderExcluir
  6. NAO PODEM FAZER COMO MUITOS BRASILEIROS FAZEM, ASSIM QUE ESFRIA DEIXAM PRA LA. VAI FUNDO NAO DEEM TREGUA, SEJAM PERSISTENTES ALGO DE MUITO ESPECIAL FICOU PRA TRAS E ELES NAO PODEM FICAR IMPUNI.

    ResponderExcluir
  7. Quantas vidas precisam ser perdidas para que as autoridades governamentais tratem a vida humana com dignidade, valor e respeito?
    A saúde pública não pode continuar sendo maltratada desse jeito!

    ResponderExcluir
  8. Vamos reconhecer, nos tornamos reféns dos poderosos desalmados, dos corruptos, dos criminosos, dos covardes, dos ditadores, dos maquiavélicos, enfim, de todos os monstros da desumana e insaciável ambição.
    Nunca, na história deste país, fomos tão humilhados, feridos, torturados e mortos, como somos hoje, pelos isentos de caráter e de qualquer tipo de escrúpulo! Esta é a mais pura, dura e atual realidade do nosso povo mais humilde e brasileiro.

    ResponderExcluir
  9. Simto muito pelo ocorrido e triste a mae fazer planos de um filho e nao poder cutir seu filho...Mais os que estao emcima nao quer saber de nada.....Infelismente esta e a cara do brasil....Forca vil amiga que Deus abencoe....

    ResponderExcluir
  10. Esse caso é revoltante, fico imaginando será que esses médicos que fazem isso conseguem colocar a cabeça no travesseiro e dormir em paz, gente é um absurdo
    não consigo entender, como o ser humano esta podre não dao valor a vida alheia , isso é muito triste que futuro estamos construindo para nossos filhos e netos...
    que deus conforte essa família e que ela possa gerar outro bebe tão saudável quando a esse que virou um anjinho...

    ResponderExcluir
  11. É de transparência que o dinheiro gasto com uma cesariana está sendo mais importante do que a própria vida. Presidente, Governador, Ministro da Saúde, Secretário, etc. é de responsabilidade de vocês punirem os responsáveis e, que sirva de lição para que outra vida não seja perdida. Janif não perca as esperanças, com certeza Papai do Céu lhe dará de presente outro filhão lindo. Saudades sim, tristezas jamais.

    Abraços do amigo Rodrigo Leão

    ResponderExcluir
  12. Nossa acebei d ever a reportagem no vagner montes, como essa família esta abatida...
    mas com certeza agora eles vão colocar panos quentes...

    ResponderExcluir
  13. Foi exatamente isso que aconteceu com a minha cunhada, o bebê esta´internado na UTI, o que mais me revolta é que era para ele está tendo alta amanhã com a mãe, mas está correndo risco, tudo por conta da demora no parto. A induziram, mas sem monitoramento, após oito horas se contorcendo de dor foi que a levaram para o centro cirúrgico. Agora sofremos aguardando que Deus tenha misericórdia e o livre, é muito revoltante.

    ResponderExcluir