Rádio Voz do Maranhão

domingo, 7 de julho de 2013

Mulher denuncia que pode ter sido vítima de erro médico em cirurgia feita no Hospital Geral, em São Luís


A dona de casa Juranilda Sousa Martins, de 44 anos, residente na Vila Santa Terezinha, em São José de Ribamar, pode ter sido vítima de erro médico em cirurgia da histerectomia total abdominal, feita no hospital Geral, em São Luís.
Juranilda Sousa mostra os novos exames que revelam a existência de um cisto e parte da trompa
Segundo Juranilda, no dia 24 de maio, depois de vários meses de espera, foi submetida a uma intervenção cirúrgica para retirada de três miomas, um nódulo e um cisto. A cirurgia foi feita pelo ginecologista e obstetra João Beltrão Noleto e Silva (CRM 4441).
 
“Depois de 40 dias de operada, mesmo com a cicatrização, continuei sentido dores em um dos lados da barriga, além de estar escorrendo pela vagina uma secreção parecida com pus. Procurei uma médica na unidade de saúde da Cidade Operária e ela me pediu ultrassons com urgência. Sem condições, tive que vender um freezer para conseguir dinheiro para fazer tudo particular. Foi constatado que o médico não fez a histerectomia total. No exame, aparece parte da trompa e um cisto do tamanho de uma maçã”, diz dona Juranilda.

No mesmo dia, na última sexta-feira, dia 05, a paciente se dirigiu ao Hospital Geral para falar com o cirurgião, mas foi maltratada pelo mesmo.

“Cheguei antes do meio-dia e ele só me atendeu por volta das 16h, com uma arrogância jamais vista. Mandou que eu deitasse, apalpou minha barriga e disse que a cirurgia estava cicatrizada e que não tinha problema. Mostrei-lhe os exames, que apontavam a existência de um cisto. Mesmo assim, disse que não tinha problema. Saí do hospital revoltada com essa atitude do médico”, acrescenta ela.

Ela teme que essa secreção que continua sendo expelida possa desencadear uma infecção ou mesmo que o cisto evolua para um problema de saúde mais grave, como um câncer. “Já vi um caso, em que o médico não fez a histerectomia total, e o problema evoluiu para um câncer. Sem condições de nova cirurgia, hoje a paciente faz tratamento no Aldenora Belo”, diz.
 
Mostrando os resultados dos exames que revelam a possibilidade de ter havido erro médico, Juranilda promete, a partir desta segunda-feira (7), procurar a Promotoria da Saúde para que sejam adotadas providências contra esse possível descaso médico. Antes, ela vai novamente procurar a direção do Hospital Geral para requisitar cópia de seu prontuário médico para saber a que tipo de procedimento cirúrgico ela foi submetida.

Com a palavra, o médico João Beltrão Noleto e Silva e a direção do Hospital Geral.



5 comentários:

  1. GOSTARIA DE APROVEITAR A OPORTUNIDADE P DENUNCIAR O A NOVA DIREÇÃO DO HOSPITAL DA MULHER,É UMA GESTORA SEM NOÇÃO, ENTROU COM "FOBA" E ESTÁ QUASE FECHANDO O HOSPITAL. ESTÁ AGINDO OPRIMINDO OS FUNCIONÁRIOS E ESQUECENDO DE COLOCAR DE FATO O HOSPITAL PARA FUNCIONAR. ENQUANTO TEM MUITOS PACIENTES NOS SOCORRÕES EM CIMA DE UMA MACA, O HM, TEM TODOS OS LEITOS VAGOS. ELA DEVOLVEU MUITOS FUNCIONÁRIOS COM INTUITO DE PRESSIONAR E ESQUECE Q COM ISSO QUEM SOFRE É A COMUNIDADE Q PERDE EXCELENTES PROFISSIONAIS. SE PROCURAREM SABER, CERCA DE 90% DOS FUNCIONÁRIOS QUEREM SAIR. COM ISSO O HOSPITAL FECHARÁ. O BOM GESTOR É AQUELE QUE SABE SOLUCIONAR OS PROBLEMAS E NAO, AUMENTÁ-LOS.
    CADÊ O SENHOR PREFEITO QUE PROMETEU MELHORAS E ATÉ AGORA SÓ PIOROU A SITUAÇÃO DO HOSPITAL Q SE DIZ SER REFERÊNCIA PARA AS MULHERES. SÓ TENHO A LAMENTAR. E ELE FAVOR NEM PENSAR EM REELEIÇÃO.OS PROF DA SAÚDE ESTÃO DECEPCIONADOS.

    ResponderExcluir
  2. Há que se investigar mesmo...o médico é pouco amigável.
    Intransigente em algumas de suas colocações...não é um bom médico, não faz uma boa consulta.
    Postura "antipática".

    ResponderExcluir
  3. Dr. João Beltrão é um excelente profissional, pelos exames anexados na própria matéria vemos que a cirurgia proposta foi feita, pois histerectomia TOTAL (significa a retirada do ÚTERO INTEIRO), o fato de ter aparecido uma hidrossalpinge (líquido na tuba) nada tem a ver com erro médico, ou imperícia. Tanto a denunciante quanto o blogueiro que expõe o profissional de maneira irresponsável e infundada merecem ser processados. Essa matéria é um desfavor â sociedade. Cai nela por acaso, e deixo aqui o meu registro.

    ResponderExcluir
  4. Alguém mas que já tenha feito histerectomia com ele?

    ResponderExcluir