Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Como sempre, a oligarquia aposta nos ‘grotões’ e nos ‘currais’ para tentar evitar derrota vergonhosa

Gilberto Lima

Se depender do grupo Sarney, o Maranhão vai continuar liderando o ranking da pobreza no país. Nunca existiu interesse em mudar a realidade da maioria da população. Os chamados ‘currais’ ou ‘grotões’ são garantias de votos que podem fazer a diferença em qualquer eleição.

Os ‘grotões’ são áreas onde a maioria da população vive em condições subumanas, sem acesso aos serviços básicos de água potável e esgoto. Falta-lhe até comida. Muitas dessas áreas são dominadas pela violência, ocasionada pela própria miséria e o tráfico de drogas -  uma praga que se espalha por todo o Estado. Esses maranhenses somente são lembrados em períodos eleitorais. São votos garantidos em troca de algumas migalhas de quem detém o poder.
 
É com esse exército de desvalidos e abandonados pelo poder público que a oligarquia quer contar para tentar evitar uma derrota histórica, depois de longos 50 anos de mando e desmando.

Saiu da boca de Joaquim Hayckel a declaração de que é preciso recorrer aos ‘nossos grotões’ em busca de votos.

“Acontece que nós somos atacados nos nossos grotões. E aí, não adianta dizer isso agora. Nós falhamos enquanto Governo. Nós não tratamos dos nossos grotões. Temos capacidade lá no interior de Bacabal, ou lá no interior de Vitorino Freire e resgatar os nossos grotões. Queremos isso? Teremos condições de fazer isso? Vamos fazer isso? não sei, se for dado condições de que se faça isso, é possível”, disse Hayckel, na reunião do CONGEP, no Palácio dos Leões, onde foram discutidas estratégias para reagir ao crescimento do candidato de oposição Flávio Dino, que tem condições amplas de vencer a eleição no primeiro turno.


Deveria ser vergonhoso para um secretário de Estado se referir às áreas pobres como ‘grotões’ ou ‘currais’ eleitorais. Ainda mais em se tratando de um ex-deputado estadual que poderia ter contribuído com a mudança dessa realidade, cobrando ações eficazes de seu próprio grupo político.

Na verdade, nunca lhes interessou mudar essa condição de vida da maioria da população maranhense. Mantê-la nos ‘grotões’ é mais rentável. Libertá-la do jugo da pobreza, dando-lhe condições de viver com dignidade, com emprego e renda, pode esvaziar a sacola de votos da oligarquia.

Uma realidade que está com os dias contados.


3 comentários:

  1. Essa ditadura familiar tem "filhos" ricos agraciados pelo dinheiro público e os "fillhos" miseráveis esquecidos neses grotões. Os que "roubam" o dinheiro público e lambem os "cascos" do ditador maior estão desesperados com o iminente fiz desse (des)governo.

    ResponderExcluir
  2. Os grotões são o símbolo desse governo nefasto. Pobresa extrema, miséria gritante!

    ResponderExcluir