Rádio Voz do Maranhão

sábado, 25 de outubro de 2014

Antes do voto, é bom refletir!

Gilberto Lima

Sempre disse que não vai ser um presidente - ou presidenta - que vai acabar com a corrupção no país. Neste momento, muitos dizem que não voltam em Dilma porque a corrupção tomou conta do governo, como nunca antes na história deste país.

A corrupção sempre foi endêmica em quaisquer governos, de esquerda ou de direita. O superfaturamento de obras para pagamento de propina é quase uma regra generalizada. Empresários que não aceitarem entrar no esquema podem ser alijados de processos licitatórios. São propinas para pagamento de apoios políticos no Congresso, onde uma grande parcela é fisiologista, adepta do toma lá dá cá. O presidente que tentar barrar essa relação de promiscuidade, não governa.

A diferença é que, agora, esses crimes são investigados e publicizados. Daí, a sensação de maior grau de corrupção. Precisamos de leis mais severas que ponham na cadeia os ladrões de colarinho branco, além de confisco de bens para ressarcimento aos cofres públicos.

Mas, como estancar essa corrupção desenfreada se uma grande parcela do eleitorado é a primeira a buscar algum tipo de vantagem para votar em um determinado candidato?

Não acredito, sinceramente, que, com Aécio, a corrupção será combatida com austeridade. O governo tucano foi tão corrupto quanto os outros governos. A diferença é que os crimes não eram apurados com rigor e nem publicizados como agora. Muitos desses crimes prescreveram, engavetados em algum lugar do nosso judiciário.

Enfim, conhecemos a fama dos tucanos. Nesse mar de lama, não tem santo!

Bom voto aos amigos e amigas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário