Rádio Voz do Maranhão

domingo, 21 de dezembro de 2014

Flávio Dino fará auditoria em secretarias com auditores do próprio Estado

Gilberto Lima

Flávio Dino vai determinar auditoria
em todas as secretarias do Estado
O governador eleito Flávio Dino determinará auditoria em todas as secretarias do Estado. No entanto, não pretende contratar empresas de renome no ramo de auditoria, pois o custo seria alto e oneraria o cofre do Estado.  O objetivo  é utilizar auditores do próprio quadro funcional do Estado. Para ele, a população não entenderia a medida de contratar uma auditoria independente, logo no início do governo, com muitos problemas a serem enfrentados, principalmente no que se refere às finanças.

O governador entende que há necessidade de se ter um diagnóstico completo de tudo o que foi feito em cada pasta nos últimos anos, principalmente de que forma foram aplicados os recursos públicos. Todos os contratos firmados pelo governo Roseana Sarney devem passar por análise minuciosa.

Pelo que se tem conhecimento, os alvos principais, num primeiro momento, serão as secretarias de saúde, infraestrutura e meio ambiente. Esta última acaba de ser alvo de uma operação conjunta de polícias, envolvendo servidores em esquema de corrupção.

Em minha opinião, a população aguarda com expectativa essa devassa no governo de Roseana Sarney. São muito fortes os indícios de irregularidades e desvios de recursos públicos nas mais diversas áreas de governo. Essa mesma devassa foi prometida quando Jackson Lago assumiu o poder, em janeiro de 2007, mas a promessa não foi cumprida por conta da fragilidade imposta por um processo de cassação que estava em andamento. A preocupação permanente do governo era com o desfecho do golpe perpetrado pela oligarquia Sarney que perdera o controle político no Estado, mas se mantinha forte no plano nacional, com força em todos os tribunais.

A situação atual, com a posse de Flávio Dino, é plenamente favorável a essa devassa nas contas públicas, principalmente no momento em que Sarney, em artigo dominical, acaba de dizer que Roseana deixa o Estado em situação de equilíbrio fiscal, com tudo perfeitamente ajustado para o novo governo. Uma auditoria mostrará a realidade deixada como legado por Roseana Sarney.

Espera-se que, em se constatando desvios de recursos públicos, a Procuradoria Geral do Estado represente contra aqueles que possivelmente tenham se beneficiado com possíveis esquemas de corrupção.

É preciso punir os responsáveis por todos os desmandos e farras com dinheiro público. E que venham essas auditorias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário