Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Operação conjunta desarticula maior ponto de venda de crack no Centro Histórico de São Luís

A operação é liderada pela subprefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado com ajuda de outras secretarias 
 
do Jornal O Imparcial
 
Uma ação conjunta da Prefeitura de São Luís, por meio da subprefeitura do Centro Histórico em parceira com a Secretaria da Criança e Assistência Social (MP) e o Ministério Público retirou moradores e usuários de drogas de um casarão abandonado localizado na esquina, entre as ruas da Palma e da Saúde, no Centro. O prédio, segundo a Polícia Militar, era um dos principais pontos de venda e consumo de drogas no Centro Histórico. Dezenas de pessoas, principalmente usuários de drogas, usavam irregularmente o prédio como abrigo, que chegava a abrigar também crianças e idosos.

A desocupação do casarão é um projeto apresentado pela subprefeitura para reforma e posteriormente criação da Casa do Bairro do Desterro, onde será destinada a população atendimentos médicos e cursos profissionalizantes e qualificação. O casarão vai abrigar também o Conselho do bairro do Desterro e um auditório que ficará a disposição da população para a realização de eventos e apresentações artísticas.
Para Fábio Henrique, subprefeito do Centro Histórico da capital, a ação visa dar continuidade ao projeto de revitalização de um dos principais pontos turísticos da capital. “Essa ação que nós estamos executando hoje dá continuidade ao nosso projeto de revitalização do Centro Histórico, para que assim possamos retomar um espaço que estava abandonado e poder devolvê-lo à população. E além da criação da Casa do Bairro do Desterro, a ação busca retirar usuários da região e melhorar a segurança no Centro Histórico, que atualmente convive com as práticas de diversos crimes, principalmente o tráfico de drogas”, declarou.

Segundo o subprefeito, todas as pessoas que residiam no casarão receberão assistência, com prioridade as crianças e outras pessoas que estiverem em situação de vulnerabilidade, mas que caso seja comprovada o crime de tráfico de drogas, os envolvimentos serão encaminhados à polícia. “Nós estaremos dando assistência a todos que usavam o local como abrigo. As crianças serão encaminhadas ao Conselho Tutelar e receberam atendimento médico, assim como todos os outros que precisarem. No entanto, há indícios de que o local servia como ponto de tráfico de drogas, então isso será averiguado e caso se confirme os envolvidos ficarão a disposição da polícia”, finalizou.

O Ministério Público (MP), através do promotor de justiça Fábio de Cabral também acompanhou a ação e ajudou na negociação entre a Polícia Militar e os moradores de local, que se mostravam apreensivos em deixar o casarão. Quem também ajudou nas negociações foram os representantes da Semca. Já a Blitz Urbana foi responsável pela retirada de móveis e outros pertences dos invasores. Os pertences serão levado para um galpão da prefeitura para que posteriormente sejam retirados pelos seus respectivos donos.

A construção da Casa do Bairro do Desterro deve se iniciar já na próxima segunda-feira (2) e deve ter um prazo máximo de dez meses para a conclusão da obra. A reforma será executada em uma parceira entre a Prefeitura de São Luís e o Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário