Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 21 de abril de 2015

Prefeito Edivaldo participa de ações do Todos por São Luís em aniversário da Vila Nova República

A proposta do programa, que é coordenado pela primeira-dama do Município, Camila Braga, é aproximar os serviços da Prefeitura da população é abrir interlocução direta com as comunidades

Prefeito Edivaldo participa de ações do Todos por São Luís em aniversário da Vila Nova República

O prefeito Edivaldo acompanhou durante esta terça-feira (21) o Dia D da segunda edição do Programa Todos por São Luís no bairro da Vila Nova República, zona rural da capital maranhense. Durante todo o dia, foram ofertados diversos serviços nas áreas da saúde, educação, esporte e lazer, orientação jurídica e assistência social, paisagismo, cursos de qualificação e rodas de conversas.

"Esta é a segunda edição do 'Todos por São Luís', em um dia especial, que é o aniversário de 30 anos da Vila Nova República. Temos conversado com a comunidade, ouvindo os problemas e buscando solucioná-los. Hoje trazemos como presente uma boa notícia para essa população, que é o convênio com o governo do Estado, para asfaltamento das ruas do bairro. A receptividade tem sido muito grande por onde temos passado", destacou o prefeito Edivaldo, que recebeu o carinho dos moradores e interagiu em atividades esportivas.

A proposta do programa, que é coordenado pela primeira-dama do Município, Camila Braga, é aproximar os serviços da Prefeitura da população é abrir interlocução direta com as comunidades.

"Esse é um momento muito feliz, muito gratificante. Estamos animados por estar neste bairro que completa hoje 30 anos e termos organizado esse dia com a ajuda da comunidade. Hoje, estamos aqui com atendimento médico, esportivo, educacional", explicou a primeira-dama do Município, Camila Braga.

Além de acompanhar de perto as atividades realizadas, o prefeito Edivaldo também entregou certificados de conclusão de cursos a alunos de turmas de Panificação, que tiveram aulas ministradas por técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semapa). Ele visitou todos os stands, parabenizando a equipe pelo trabalho, e ouviu outras demandas dos moradores da área.

Os serviços foram oferecidos no Bairro da Vila Nova República, em tendas instaladas nas Ruas Edmundo Sousa e Tancredo Neves. A estrutura também foi oferecida no Unidade de Saúde da Família Ribamar Frazão Corrêa, na Igreja Católica, na União de Moradores e na U.E.B. Luzenir Mara Roma, além de unidades móveis de serviços, como o caso do carro biblioteca, de saúde ocupacional e do programa Mais IDH, que programou a emissão de 100 carteiras de identidade.

"Aproveitei para tirar a identidade e CPF do meu filho de 5 anos, achei maravilhosa essa iniciativa da Prefeitura de trazer esse serviço aqui pra pertinho de casa. É muito bom saber que somos lembrados e recebermos tantos serviços em um mesmo dia. Hoje também já aproveitei para atualizar a vacinação dele, uma oportunidade muito boa. O prefeito Edivaldo está de parabéns", contou a dona de casa Fernanda Martins.

O programa ofertou atendimentos em clinica médica, testes rápidos de HIV e sífilis, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação, farmácia básica, saúde bucal, avaliação antropométrica, avaliação nutricional e psicológica, consultas ginecológicas e preventivo.

Para a aposentada Maria Damiana Reis, esse foi a oportunidade de verificar como anda a saúde. "Vim aqui para conferir como anda minha pressão. Aproveitei e consultei com o clínico geral, recebi encaminhamentos e alguns remédios. Muito boa essa iniciativa aqui, resolvi muitas coisas por essa manhã", comemorou.

O público infantil presente no evento também participou de rodas de leitura e artes, pintura em rosto, contação de histórias, oficinas de desenho , dança, jogos e a oficina criativa "Eu posso, eu quero minha cidade limpa", que através de desenhos e pinturas, puderam compreender como funciona a limpeza de suas casas e das ruas. Nesta terça-feira (21) também houve a palestra inicial do curso de Informática Básica e Internet, sob a coordenação da Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem).

Um grande palco foi montado para apresentações musicais. No local também aconteceu um grande aulão de ritmos, que atraiu diversos participantes. Para Erica Suzane Lima, que havia aproveitado as dicas nutricionais no stand da Secretaria de Segurança Alimentar, o aulão de ritmos foi o momento de iniciar uma atividade física. "Estou precisando praticar atividades físicas, como me alertou a nutricionista. Saí da avaliação e já aproveitei pra seguir a recomendação. O aulão é muito legal", destacou.

Além das oficinas e cuidados com a saúde, houve a distribuição de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, legumes e hortaliças, informações dos serviços de CRAS e CREAS; informações e orientações dos Programas "Minha Casa, Minha Vida", Bolsa Família e Cadúnico.

Entre as atividades promovidas pela Secretaria de Desportos e Lazer (Semdel) estiveram os torneios de futebol masculino e feminino, com a entrega do troféu aos vencedores. A comunidade também participou de torneios de dama e xadrez e projeto Brincando nos Bairros, com brincadeiras tradicionais como jogos de peteca, pula-corda, corridas de saco e queimado, campeonatos de vôlei, basquete e travinha.

Prefeito foi saudado pela comunidade e recebido carinhosamente pela populaçãoPara a secretária-geral da União de Moradores da Vila Nova República, Josefa Celestina de Jesus, esta edição do programa Todos por São Luís é um presente para o bairro. "Para nós, é uma alegria muito grande receber essa ação durante o aniversário de nosso bairro. O prefeito está aqui com toda estrutura, secretarias, servidores para nos servir não só neste dia, mas ao longo de toda semana e isso, para nossa comunidade, é um grande presente. A comunidade está muito feliz em ouvir que receberemos asfalto. Um grande sonho se realizando", contou Josefa.

Para finalizar o evento, durante a noite foi realizado um culto ecumênico. Houve ainda o corte do bolo, em comemoração ao aniversário do bairro, e apresentação do bumba-meu-boi do Maracanã.

Ainda como parte da programação, continuam as oficinas de Informática Básica e Internet, entre os dias 27 e 30 de abril; Fabricação de Sorvete nos dias 24 e 25 de abril; Hortas Caseiras e Compostagem, nos dias 22 e 23 e curso de Piscicultura, de 24 a 26 de abril, na União dos Moradores da Vila Nova República.

O Programa Todos por São Luís é realizado em parceria com o Governo do Estado; Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema); União de Moradores da Vila Nova República, Igreja Católica São Francisco de Assis; Igreja Verbo da Vida e Assembleia de Deus.

Um comentário:

  1. Meu caro e nobre Gilberto Lima gostaria eu de poder ainda acreditar no nosso jovem e humilde Prefeito Edvaldo pois quando ando pelas ruas de São Luis me bate uma revoltar muito grande em acreditar na mudança que nunca chegou.

    ResponderExcluir