Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 26 de maio de 2015

Jornal da família Sarney encobre má gestão de Roseana na segurança

O jornal O Estado do Maranhão utilizou a morte de um policial para encobrir a má gestão da governadora Roseana Sarney na segurança. A lamentável morte do policial em Panaquatira foi utilizada como se os problemas na segurança tivessem ocorrido apenas este ano, como um estouro bizarro.

Ao contrário, a falta de segurança foi cunhada na gestão de Roseana, que não fez investimentos contundentes no setor, incluindo ações para aumentar o efetivo de policiais. Durante todo o período que esteve a frente do governo apenas um concurso foi realizado nesse sentido.

Além disso, mesmo com o Parecer nº 1457 da Procuradoria Geral do Estado (PGE) sobre aumentar o número de candidatos aprovados no concurso para reforçar o policiamento, a então governadora ignorou o pedido. Os procedimentos para aumentar o efetivo da segurança só ocorreram agora em 2015.

Em diversas ocasiões, o governador e seus secretários reconheceram o problema herdado na segurança e tem procurado soluções. Mesmo que ainda pequenos, alguns percentuais tem demonstrado esse esforço, como número de homicídios dolosos, lesão corporal dolosa e lesão corporal seguida de morte, estupros, roubos e furtos que tiveram redução de janeiro a maio deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. 

A redução do efetivo de policiais no Palácio dos Leões, uma medida simples que nunca foi cogitada pela ex-governadora Roseana, contribui para ter mais 70 policiais nas ruas, garantindo a segurança da população.

O trabalho de ampliar o policiamento ostensivo e as ações policiais, além de desenvolver uma atuação integrada do sistema de segurança tem dado resultados como a apreensão de 400 armas de fogo no primeiro quadrimestre deste ano e apreensão de 640 quilos de drogas no mesmo período.

Ainda há muito a ser feito pela segurança, mas não há dúvidas de que o abandono sofrido nos últimos quatro anos teve um ponto final em dezembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário