Rádio Voz do Maranhão

domingo, 26 de julho de 2015

"Todos por São Luís" chega à 10ª edição e já alcança oitenta bairros

O programa "Todos por São Luís" chegou neste sábado (25) à 10ª edição com cerca de 80 bairros atendidos. Esta semana, o bairro beneficiado foi o Jardim América, cuja culminância das ações aconteceu durante o sábado. Os bairros já atendidos pelo programa foram Centro, Divineia, Vila Nova Republica, Quebra Pote, Bairro de Fátima, Liberdade, Vila Fialho, Vila Embratel, Coquilho. No dia anterior, o prefeito participou de mesa de diálogo com a população no bairro Santa Clara, um dos contemplados pela ação.

O prefeito Edivaldo fez um retrospecto positivo das dez edições do programa. Ao lado da primeira-dama Camila Holanda, coordenadora do programa, e de secretários municipais, ele destacou que a iniciativa de se aproximar da população e conhecer de perto as demandas de cada localidade faz com que a gestão atue de forma mais efetiva e resolutiva nas questões graves de São Luís.

"Não é só simplesmente chegar a um bairro em um dia e sair no outro. A gente vai às comunidades, leva ações, conversa com os moradores e o que ainda precisa ser feito tem a continuidade devida, como asfaltamento, iluminação de uma rua, reforma de escola ou posto de saúde. Não é simplesmente um atendimento. O trabalho da Prefeitura é permanente, há o planejamento a ser seguido. Nestas dez edições, estamos convictos de que foi tudo muito proveitoso, conseguimos levar inúmeros benefícios aos moradores de cada bairro onde chegamos com o Todos por São Luís", avaliou Edivaldo.

O prefeito Edivaldo, assim como nas outras edições, teve uma calorosa recepção dos moradores. Mesmo com chuva, tirou "selfies" e recebeu abraços. Com dez edições, novas parcerias foram articuladas e fomentaram mais ofertas de serviços. O programa consiste no atendimento direto à população com serviços de saúde, educação, lazer, cultura, assistência social, além de orientação sobre temas jurídicos, e realização de oficinas que atendem a demandas apresentadas no período anterior à culminância do programa aos sábados.

Antes da culminância das ações do programa "Todos por São Luís", o bairro do Jardim América recebeu serviços de requalificação asfáltica, varrição, capina, roçagem, reparação de meios-fios e sarjetas. No ato de culminância, atividades de várias secretarias levaram serviços para os moradores. Na área do esporte e lazer, torneio de "travinha", basquete de rua, tênis de mesa, futebol de botão, dama e xadrez foram algumas das atividades que divertiram as crianças.

Morador da Cidade Operária há 15 anos, Luís Lula esteve presente no "Todos Por São Luís" e não escondeu sua satisfação em ver seu bairro e toda a região receberem melhorias almejadas. "É um projeto que deu certo, o povo aprovou, de uma única vez estamos recebendo aquilo que por anos pleiteamos", disse. O público infantil presente no evento também participou de rodas de leitura e artes, pintura em rosto, contação de histórias, oficinas de desenho, dança, jogos e a oficina criativa "Eu posso, eu quero minha cidade limpa".

A dona de casa Nilcilete Firmino levou os seus dois filhos, Gustavo de 5 anos e Camila de 3 anos, para participarem das brincadeiras oferecidas às crianças. Enquanto o casal de filhos se divertiu com a apresentação de palhaços, ela aproveitou para aferir a pressão, fazer teste de glicemia e realizar algumas avaliações. "Fiz por prevenção, mas deu tudo normal. Às vezes na correria do dia a dia não temos tempo e essa foi uma oportunidade que veio na hora certa para eu cuidar um pouco da minha saúde. Está de parabéns o prefeito por proporcionar a mim e a minha família esses momentos em que, de uma só vez e em um único espaço, podemos nos entreter e ainda nos cuidar", agradeceu.

Além das oficinas e cuidados com a saúde, houve a distribuição de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, legumes e hortaliças, informações dos serviços de Cras e Creas; informações e orientações dos Programas "Minha Casa, Minha Vida", Bolsa Família e Cadúnico e diversos serviços de saúde.

"Temos nos dedicado dia e noite para oferecer respostas satisfatórias às necessidades dos moradores da nossa capital. Sabemos que são muitos, ainda, os problemas que a cidade enfrenta e, nessa interface, não faltam esforço e dedicação do prefeito Edivaldo para solucioná-los. Graças a Deus conseguimos imprimir um ritmo intenso de trabalho e a previsão é de que o cronograma de serviços oferecidos seja acentuado e aprimorado a cada realização do Todos Por São Luís ", assinalou Camila Holanda.

MESA DE DIÁLOGO

Com parte da programação do "Todos por São Luís", o prefeito Edivaldo participou da "Mesa de Diálogo do Prefeito com a Comunidade" no bairro da Santa Clara, um dos beneficiados com o programa realizado no sábado (25) no Jardim América. A iniciativa visa cada vez mais estreitar o relacionamento da Prefeitura com a população, um dos objetivos do programa.

"Nós estamos agora, no dia que antecede a realização do programa 'Todos por São Luís', realizando uma mesa de diálogo com as comunidades envolvidas para ouvir as demandas e falar também do que a Prefeitura tem feito na cidade e na comunidade. Aqui temos várias lideranças que expuseram os problemas dos seus bairros. Vamos analisar cada proposta com os secretários e daremos uma resposta do que é possível fazer", disse o prefeito Edivaldo, acompanhado de seu secretariado. Edivaldo destacou que sua gestão tem sido pautada no diálogo com a comunidade.

Durante o evento, cada líder leu um documento contendo as necessidades mais urgentes, a maioria delas na área de saúde, educação, mobilidade urbana e infraestrutura. Laerte Teixeira, representante da Associação dos Moradores do Santa Clara, foi um dos que compareceu a reunião. Ele apresentou a lista de reivindicações definida a partir de conversa com os moradores e também agradeceu as ações que a Prefeitura já levou para o bairro. "Hoje temos um prefeito que se preocupa com a nossa comunidade e estamos vendo melhorias chegarem aqui, como o asfalto. Esta era uma região esquecida que agora tem a atenção do município", disse em meio a aplausos.

A dona de casa Glauciane Pereira, mesmo com um filho de quatro meses e outra de três anos, saiu de sua casa para participar da mesa de diálogo. "É muito difícil para gente sair de casa e ir à Prefeitura falar com o prefeito, então, quando o prefeito vem até a gente, temos que aproveitar para pedir melhorias para todos que aqui vivi. Isso mostra que o prefeito quer realmente fazer aquilo que a comunidade precisa", disse.

Depois de ouvir as demandas apresentadas pelas lideranças, o prefeito abriu a palavra para os secretários presentes, que fizeram um breve relato das ações de suas pastas e dos benefícios já levados para a região. Na região da Santa Clara, foram destacadas as melhorias na área do transporte urbano, infraestrutura e ações de saúde. Na ocasião o prefeito Edivaldo disse que até o próximo ano a Prefeitura deverá ampliar em quase 100% a ação dos agentes de saúde.

Um comentário:

  1. ESSE PROGRAMA É MUITO IMPORTANTE PARA OS BAIRROS E AS ATIVIDADES PARA A GAROTADA FOI MUITO INTERESSANTE. MUITO LEGAL SEU PREFEITO POR ESSA INICIATIVA

    ResponderExcluir