Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Com salários em atraso, funcionários da Rádio Capital AM deflagram greve

O senador Roberto Rocha sorri da penúria dos
funcionários da Rádio Capital
Os funcionários da Rádio Capital AM, de propriedade do senador Roberto Rocha (PSB), resolveram deflagrar greve por tempo indeterminado por falta de pagamento de salários. Com isso, a emissora silenciou em pleno carnaval. 

A situação de penúria já vem se arrastando há alguns meses, sem que a direção apresente alguma solução para o problema ou mesmo alguma satisfação convincente.

Pelas informações que chegaram ao blog, a diretora Amanda Rocha, filha do senador, não aparece mais no escritório da emissora. Estaria administrando por telefone, passando determinação a uma auxiliar, temendo encarar os funcionários. Em outros momentos de paralisação, a diretora sempre alegava que a rádio não estaria conseguindo receber verbas publicitárias do governo do Estado e da Prefeitura. Uma espécie de desculpa para não pagar o pessoal.

Os únicos que têm vínculo empregatício com a emissora são os operadores de áudio. Os locutores não têm remuneração. São arrendatários (pagam pelo arrendamento de horário) ou têm algum acordo de parceria. Portanto, a rádio tem um custo baixo com pessoal. 

Além de salários em atraso, os funcionários reclamam da falta de depósitos do FGTS. Alguns, quando saem de férias, não recebem o valor correspondente, nem mesmo depois que retornam ao trabalho. Haveria atrasos, ainda, no pagamento do INSS.

Dentre as irregularidades estaria, ainda, a falta de assinatura de carteira dos operadores de transmissor. Em novembro de 2015, um deles, José Orlando Batista, de 45 anos, foi assassinado a tiros quando estava de serviço. Há muito tempo, ele vinha reclamando da falta de segurança no local, mas a direção não tomou providências. Até hoje não se tem notícias de que a família do operador, que também trabalhava sem garantias trabalhistas, conseguiu receber algum tipo de indenização.

Pelo visto, são muitas as irregularidades trabalhistas na emissora do senador, que já foram relatadas em outras postagens, aqui no blog. Já está passando da hora de o Sindicato dos Radialistas acionar a Justiça do Trabalho para uma fiscalização rigorosa nessa situação relatada abertamente por funcionários. Independentemente de uma iniciativa do sindicato,  esses funcionários já deveriam ter recorrido ao Ministério Público do Trabalho.

Enquanto a família do senador curte um carnaval farto, com muita alegria e descontração, os funcionários da Capital AM estão na pindaíba, abandonados à própria sorte.

Até quando, senador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário