Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Governo investe R$ 8,4 milhões em obras na Forquilha para agilizar tráfego de veículos e melhorar qualidade de vida de moradores

As obras que estão em andamento no bairro da Forquilha, em São Luís, vão trazer grandes benefícios para milhares de pessoas que moram, trabalham ou utilizam esta que é uma das áreas de maior circulação de veículos na Região Metropolitana de São Luís. 

Realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), as obras têm prazo de conclusão de cinco meses e vão modificar o trânsito na região, com um novo traçado geométrico na rotatória da Forquilha, facilitando o fluxo de veículos e pedestres que transitam entre São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Os serviços de drenagem, novo revestimento asfáltico, construção de calçadas e sinalização serão realizados em duas rodovias estaduais – as MAs-201 e 202, na Avenida Guajajaras e em ruas do bairro. A primeira etapa da obra é a drenagem profunda, que está sendo feita nas Ruas Bom Jesus e Projetada. 
Com a tubulação que está sendo implantada, o escoamento de água da chuva vai ser feito de maneira adequada, evitando os alagamentos que eram comuns na Forquilha. É o que lembra o funcionário público José Augusto Veloso, que mora em um condomínio na Rua Projetada. “Aqui existem problemas sérios de alagamento, tinha apartamento no térreo que alagava. Essa obra é um anseio antigo da comunidade, vai melhorar muito”, explica.

A rede de drenagem profunda, com a colocação de galerias subterrâneas, está sendo implantada em três ruas, na Avenida Projetada e nas duas rodovias estaduais. Já nas ruas São José, São Miguel e Avenida Guajajaras, será feita a drenagem superficial, com a implantação de meio-fio e sarjeta. 

A estudante Juliana Martins diz que nas partes mais alagadas da Forquilha os moradores tinham muita dificuldade para chegar em casa em dia de chuva. “Ficava horrível, era esgoto e água da chuva acumulada, não tinha como passar de jeito nenhum. Agora a gente está vendo o serviço sendo bem feito e espera que resolva”, comemora.

No total, as obras de reurbanização da Forquilha representam um investimento de R$ 8,4 milhões do Governo do Estado. 

“Essa é uma intervenção de grande impacto, e com ela o Governo do Estado vai beneficiar a saúde, qualidade de vida e mobilidade urbana da população, com o fim dos alagamentos e congestionamentos em uma das áreas de trânsito mais complicado na Região Metropolitana de São Luís”, informa o Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto. 

É também essa a expectativa da professora Natália Cruz, que mora na Forquilha. “É um grande benefício porque precisamos de asfalto bom e de um bom lugar para caminhar, para passear. Com essa intervenção teremos melhor qualidade de vida”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário