Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Da roça ao consultório: conheça a história do agora 'doutor' Luciano, o mais novo médico piauiense

 Luciano Carlos nasceu e cresceu no pequeno povoado rural Caatinga Branca, em Valença do Piauí; aos sete anos, começou a trabalhar na roça.
Já com diploma há quatro meses, o 'doutor' Luciano hoje trabalha em uma Unidade Básica de Saúde de Teresina e dá plantões em hospitais da capital piauiense.


Carlos Madeiro
Colaboração para o UOL, em Maceió

O agora médico Luciano Carlos, 25, seria apenas mais um a se formar, no último fim de semana, em medicina pela Uespi (Universidade Estadual do Piauí), não fosse o desafio de chegar ao diploma após conciliar os estudos com o trabalho na roça, desde criança, e a falta de dinheiro para se manter em curso na capital.

Luciano nasceu e cresceu no pequeno povoado rural Caatinga Branca, em Valença do Piauí (a 216 km de Teresina). Aos sete anos, começou a trabalhar na roça. "Nessa idade eu não fazia nada que eu não podia fazer, meu pai não deixava. Era mais só para acompanhar. A partir de dez, 12 anos já fazia quase tudo", conta o médico.

No roçado, ele plantava e cultivava hortaliças e legumes. "Não tínhamos outra opção", diz, contando que seus pais e dois irmãos ainda vivem na roça.

Um ano antes de ir à roça, Luciano começou a estudar, aos seis anos, na Unidade Escolar Ulisses Vale Veloso, na zona rural do município. Foi lá que concluiu o ensino fundamental. Já o ensino médio foi feito à noite em uma escola pública --a Maria Antonieta-- na zona urbana. Em 2008, concluiu os estudos colegiais e iniciou a batalha pela sonhada vaga na faculdade de medicina.

"Fiz provas de vestibulares, mas não fui aprovado", lembra, mencionando que chegou a fazer um cursinho pré-vestibular por três meses oferecido pelo governo do Estado.

Em 2009, ele resolveu se dedicar aos estudos em casa. "Estudava com apostilas e livros. Apesar de ter focado no estudo individual, ainda participei, durante quatro meses, de um curso pré-vestibular, mas que só ocorreu no primeiro semestre --no segundo ele fechou, faliu. Em resumo: quase não tive proveito com curso preparatório", conta.

No final daquele ano, veio a aprovação, por cota, no curso de Medicina na Uespi. Também foi aprovado em outro vestibular, para o curso de Administração, e em um concurso do Banco do Brasil.

Ajuda no curso
A aprovação foi apenas o primeiro desafio. Apesar de ingressar em uma faculdade gratuita, a falta de recursos para custear sempre foi suprida pela solidariedade -- que o fez se manter na universidade.

"Durante todo o curso tive sempre o apoio de amigos, familiares e colegas de turma. Meu sustento era tirado da ajuda da minha família, de uma entidade filantrópica e de estágios remunerados. Além disso, recebi doações de livros e apostilas durante o curso", cita.

Ele diz que durante todo o período vai carregar uma lembrança especial: "o carinho e respeito que sempre tive dos meus colegas". "Outro fato que me deixará lembranças é eu ter sido líder de turma durante quase toda a graduação", lembra.

A formatura oficial veio no dia 10 de maio. Os eventos de formatura, porém, só ocorreram na semana passada. Já com diploma há quatro meses, o 'doutor' Luciano hoje trabalha em uma Unidade Básica de Saúde de Teresina e dá plantões em hospitais da capital piauiense.

Luciano ainda depende de transporte público para ir ao trabalho. "Tenho pretensão de comprar um carro", diz.

Após o ajuste financeiro de primeiros meses com salário, promete retribuir aos pais tudo que recebeu durante a vida. "Assim que as coisas começarem a se equilibrar -- o que, com fé em Deus, acontecerá em breve -- passarei ajudá-los diretamente", conta, sem esconder a emoção ao falar dos pais.

Futuro profissional
A rotina corrida de trabalho deve ter uma pausa no próximo ano. Ele vai tentar ingressar residência em otorrinolaringologia, em primeira hipótese, e clínica médica com subespecialização em cardiologia.

"Meu foco é passar em uma residência médica este ano, que poderá ser em algum lugar do Brasil. As provas de residência ocorrem no quarto trimestre do ano. Vou tentar aqui, no Piauí; e no Ceará, em São Paulo, Minas Gerais e, provavelmente, em mais algum Estado do Nordeste", afirma.


Depois do curso, ele promete retornar ao Piauí. "Possivelmente volto a Valença para o exercício da profissão", promete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário